" A saúde do funcionário da sua empresa nas mãos de Especialistas em Medicina do Trabalho "

Diretor Técnico Médico: Dr. Waldemar Vilga Junior
CRM 18.554 | Registro no Ministério do Trabalho 11.614

(19)3234-9616

3234-0077 | 3234-6498 - Fax: (19) 3231-3419

Rua José Paulino, 2.193
Guanabara - Campinas/SP

Espirometria

A Espirometria é um exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que o paciente coloca para dentro e para fora dos pulmões, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades pulmonares no examinado. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

No exame de Espirometria, o paciente/trabalhador fica em pé, e respira pela boca em um tubo conectado a um equipamento específico (espirômetro), que registrará o volume e a velocidade do ar respirado. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o seu nariz, enquanto ele estiver realizando o exame. Um profissional habilitado (médico, enfermeiro, ou técnico de enfermagem) auxiliará na execução da Espirometria, instruindo o paciente a encher o peito de ar completamente, para depois assoprá-lo com o máximo de força e rapidez dentro do tubo. Esse profissional também deve registrar o sexo, estatura, peso, idade e raça do paciente no espirômetro, pois tais informações são importantes para uma perfeita interpretação da Espirometria O resultado do exame é expresso em um traçado gráfico que deve ser avaliado por um Médico.

Recomenda-se que, ao realizar a Espirometria, o paciente não tenha feito nenhum esforço físico nos últimos 5 minutos, nem fumado nas 2 horas que antecedem o exame. Caso o paciente esteja gripado/resfriado, recomenda-se que ele realize a Espirometria quando estiver sentindo-se melhor.

De acordo com a NR-7, devem ser submetidos a exames de Espirometria, todos os trabalhadores que estiverem expostos a diversos tipos de poeiras em seu ambiente de trabalho (serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, etc.). A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO. A precoce descoberta de alteração do exame de Espirometria pode levar o funcionário a ser alterado de cargo (ou até mesmo afastado), porém, isso prevenirá uma maior exposição do trabalhador ao agente.

Com a Espirometria, é possível a constatação de problemas como: asma, bronquite, enfisema, fibrose cística, fibrose pulmonar, e doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

A Occupmédica conta com uma equipe de profissionais que realiza esse exame em sua própria sede. A empresa possui espirômetro digital para a correta execução da Espirometria. O exame já sairá com um laudo.

Dúvidas freqüentes

  • Quais funcionários devem realizar a Espirometria? Devem ser submetidos a exames de Espirometria, todos os trabalhadores que estiverem expostos a diversos tipos de poeiras em seu ambiente de trabalho.
  • Com qual periodicidade deve ser realizada a Espirometria? Normalmente, de 2 em 2 anos. No entanto, é o médico Coordenador do PCMSO quem estipulará esta periodicidade.
  • Existem problemas detectados no exame de Espirometria que não foram contraídos no ambiente de trabalho? Sim.
  • O que fazer quando um funcionário apresentar problemas no exame de Espirometria? O funcionário deverá ser encaminhado a um Pneumologista, que emitirá um parecer mais preciso, trazendo a conduta a ser seguida pelo paciente.
  • Existe alguma preparação prévia que deve ser seguida pelo paciente que fará a Espirometria? Recomenda-se que ao realizar a Espirometria o paciente não tenha feito nenhum esforço físico nos últimos 5 minutos, nem fumado nas 2 horas que antecedem o exame. Caso o paciente esteja gripado/resfriado, recomenda-se que ele realize a Espirometria quando estiver sentindo-se melhor.
  • Onde a Occupmédica realiza a Espirometria? A Occupmédica realiza a Espirometria em sua sede, à R. José Paulino, 2.193 (em frente ao Clube Fonte São Paulo) – Guanabara, Campinas/SP. Há também a possibilidade de realização da Espirometria na empresa empregadora (In Company), mediante determinadas condições a serem previamente acordadas.